Seguro de Transporte por conta Própria

Com o Seguro de Transporte Giant, as suas mercadorias em boas mãos.

NAS SUAS E NAS NOSSAS!

O nosso Seguro de Transporte de Mercadorias destina-se proteger as mercadorias mais importantes. As suas!
Falamos de mercadorias inerentes à sua actividade, protegendo-o de perdas ou danos sofridos por bens, durante o seu transporte por via terrestre, em Portugal Continental.

Estas mercadorias vão ficar seguras durante o seu trânsito e termina quando chega ao destino. É para isto que serve o Seguro de Transporte

CONHEÇA O NOSSO SEGURO TRANSPORTE

Mercadorias Seguras
Este contrato de Seguro de Transporte tem por objectivo garantir as suas mercadorias inerentes à sua actividade, estando devidamente embaladas/acondicionadas para o transporte.

O que não podemos subscrever
Tudo aquilo que não corresponde à sua atividade comercial, Tabaco, Animais Vivos, Dinheiro, Cheques e Valores, Documentos, Ouro, Prata e Jóias, Plantas, Ovos e Obras de Arte.

Âmbito Geográfico do Seguro
O nosso Seguro de Transporte garante as mercadorias durante o seu transporte nas suas viaturas, efetuado segundo as normas e legislação em vigor, em Portugal Continental.

Início e fim do Seguro de Transporte
Os riscos garantidos por este seguro têm o seu início no momento em que se inicia a viagem de transporte das suas mercadorias, continua durante o seu trânsito e termina com a chegada ao destino final.

O que está coberto?
Temos dois planos. Um mais simples, para o seu dia a dia e para transportes directos, e um outro, mais completo, para quem anda todo dia acompanhado com a sua mercadoria.

SIMULE O SEGURO DE TRANSPORTE

 


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* Obrigatório
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No Plano Base do Seguro de Transporte, pode contar com estas garantias:

  • Cláusula de Transportes Terrestres e Aéreos;
  • Second Hand Machinery Replacement Clause
  • Institute Radioactive Contamination, Chemical, Biological, Bio-Chemical and Electromagnetic Weapons Exclusion Clause – 10/11/2003 – Cl.370

Coberturas Adicionais

Cargas e descargas
Com esta garantia, garante-se o dano à carga em consequência das operações de carga e descarga, quando estas são efetuadas por meios adequados e acompanhadas por si ou pelos seus colaboradores. Isto, desde o solo para o camião/carro e vice-versa.

Cláusula de Roubo
Enquanto o veículo se encontra em circulação: A cobertura de Roubo é garantida em qualquer hora do dia ou da noite, desde que se verifiquem os seguintes eventos:
• Furto ou Roubo consequentes à ocorrência de acidente de viação (Choque, Colisão ou Capotamento) com a viatura transportadora;
• Assalto à mão armada.

Enquanto o veículo se encontrar parado e/ou estacionado: A cobertura só é garantida entre as 7H00 e as 22H00 desde que observadas as seguintes condições:
• Que o veículo se encontre temporariamente estacionado e no decurso normal do trânsito e desde que tenham sido tomadas todas as medidas de Segurança e de vigilância adequadas, de molde a minimizar qualquer risco potencial de roubo.
• Que o Furto ou Roubo seja cometido por arrombamento da viatura, ou, por assalto à mão armada.

A cobertura é garantida entre as 22h00 e as 07H00 desde que observadas as seguintes condições:
• Que o veículo se encontre devidamente estacionado e recolhido em parque apropriado e autorizado para o efeito, ou em garagem, que seja fechado e vigiado por vigilância humana ou eletrónica, 24 horas por dia;
• Que o veículo se encontre fechado, trancado e com o sistema de alarme e de boqueio de direção ativados;
• Que o Furto ou Roubo seja cometido por arrombamento quer da viatura quer do local de recolha da mesma.

Mercadorias usadas
Para mercadorias usadas excluem-se os seguintes riscos: Amolgadelas, Oxidação, Ferrugem, Danos ou riscos na pintura e qualquer desarranjo elétrico e/ou mecânico, desde que não seja consequência direta e inequívoca de um sinistro coberto.

O que não está garantido no Seguro de Transporte
Para além das exclusões contidas nas Condições Gerais, e nas respetivas cláusulas de seguro, fica, também, excluído os danos que sejam provenientes de excesso de carga e deficiente estiva (arrumação e acondicionamento da carga no veículo transportador), bem como os erros de contagem ou desaparecimento inexplicável.

Limites máximos
O limite por viatura vai ser escolhido por si. Tem opções de 5 a 150 mil euros.
Note que há franquias e coberturas diferentes. Deve escolher o capital máximo que pode circular nas suas viaturas.

• No caso de seguro de mercadorias, objetos e/ou equipamentos usados, o capital seguro deverá corresponder ao custo em novo, deduzido da depreciação inerente ao seu uso e estado.
• O montante da indemnização pelas perdas ou danos relativamente a estas mercadorias, objetos e/ou equipamentos usados, é sempre igual ao custo de substituição ou reparação do equipamento extraviado ou danificado, sem prejuízo do limite do capital subscrito na apólice.
• A soma de todas as indemnizações previstas não pode, em caso algum, ser superior à que seria devida em caso de perda total, deduzida do valor da franquia fixada nestas condições.

Sinistros
A ocorrência de qualquer sinistro, a coberto por esta apólice, deverá ser imediatamente comunicada à Seguradora, pela via mais rápida e nunca mais tarde do que oito (8) dias após a chegada das mercadorias, obrigando-se a apresentar todos os elementos comprovativos do valor real e efetivo das mercadorias danificadas e/ou perdidas.

Seguro de Transporte

Procura um seguro para enviar mercadoria por transportador?

Então, isso está AQUI

Neste Seguro de Transporte, salvo convenção expressa em contrário nas Condições Particulares e/ou especiais da Apólice e mediante o pagamento de um prémio adicional, o Segurador não responde pelas perdas e/ou danos direta ou indiretamente resultantes de:

  1. Captura, apreensão, arresto, penhora, presa ou detenção e respetivas consequências ou simples tentativa de tais atos;
  2. Explosão de bombas, minas, torpedos, ou quaisquer outros engenhos explosivos, bem como as consequências de hostilidades ou operações bélicas (quer tenha havido ou não declaração de guerra), guerra civil, revolução, rebelião e insurreição e atos de terrorismo ou de qualquer pessoa ou pessoas atuando por motivos de natureza política, religiosa, ideológica ou semelhante;
  3. Atos de pirataria ou qualquer captura ilegal ou exercício ilícito de controle do meio de transporte utilizado, incluindo qualquer tentativa de captura ou controle feitos por qualquer pessoa ou pessoas a bordo do referido transporte;
  4. Greves, “lock-outs”, conflitos laborais, tumultos ou comoções civis, atos de grevistas ou de trabalhadores sob “lockout” ou de pessoas tomando parte em conflitos laborais.

Ficam ainda expressamente excluídas das garantias prestadas por esta Apólice as perdas ou danos direta ou indiretamente resultantes de:

  1. Violação de bloqueio, contrabando, descaminho, comércio proibido ou clandestino;
  2. Medidas sanitárias ou de desinfeção;
  3. Mau acondicionamento ou deficiência ou insuficiência de acondicionamento ou de embalagem, da responsabilidade ou do prévio conhecimento do Segurado;
  4. Excesso de carga e/ou inadequação do meio de transporte utilizado;
  5. Vício próprio, defeito de fabrico, ou alteração proveniente da natureza intrínseca dos objetos seguros;
  6. Demora, atrasos na viagem ou sobre estadias, qualquer que seja a causa;
  7. Diferenças cambiais ou de cotação, perda de mercado ou quaisquer outros motivos que obstem, dificultem ou alterem a transação comercial do Segurado;
  8. Perdas consequenciais de qualquer natureza;
  9. Remoção de destroços;
  10. Qualquer tipo de poluição;
  11. Transporte efetuado em qualquer meio que não se encontre certificado, bem como quando efetuado por transportador que não esteja autorizado e/ou legalmente habilitado a exercer essas funções.

(O não cumprimento destas instruções poderá prejudicar qualquer reclamação ao abrigo da apólice de Seguro de Transporte)

1. Vistoriar imediatamente as mercadorias:

Sempre que exista qualquer vestígio ou suspeita de perda ou dano na mercadoria segura, o Segurado e/ou os seus agentes devem:

a) Dar imediato conhecimento à Seguradora ou ao Comissário de Avarias indicado no Certificado de Seguro ou na apólice;

b) Não entregar um recibo limpo no momento da receção da mercadoria e anotar as reservas no documento de transporte (ex.: conhecimento de embarque, CMR, guia de transporte, etc.), indicando as avarias verificadas ou sob suspeita e guardando para si uma cópia do documento;

c) Se a entrega é feita em contentor, certificar-se de que este, assim como os respetivos selos e chaves, são examinados imediatamente pelas entidades oficiais responsáveis, pelo armador, pelo transportador, ou seus representantes. Se o contentor for entregue com danos ou com os selos ou chaves diferentes dos mencionados nos documentos de transporte, terminar a receção em conformidade, mencionando as anomalias verificadas, no respetivo documento de transporte, e guardar todos os selos e chaves para posterior verificação.

d) No caso de perdas ou danos em mercadorias transportadas em veículos propriedade do Segurado, ou de empregados ao seu serviço, e que resultem de acidente de viação, incêndio, arrombamento, furto, roubo ou extravio, ou, ainda, quando parqueados, estas devem ser comunicadas imediatamente às autoridades policiais mais próximas e aos responsáveis pelo parque.

2. Assegurar os direitos de recobro contra terceiros responsáveis: Os armadores, transportadores aéreos ou terrestres, autoridades dos caminhos-de-ferro, autoridades postais, correios expresso, distribuidores, transitários, armazenistas, alfândegas e autoridades portuárias, consoante o caso, devem ser:

a) Requisitados por escrito, para assistir a uma Vistoria conjunta com o perito nomeado pela Seguradora de modo a certificarem-se das perdas ou danos;

b) Responsabilizados por escrito:

– Se a perda ou dano for aparente: antes de efetuar o levantamento das mercadorias;

– Se a perda ou dano não for aparente: imediatamente após serem detetadas as referidas perdas ou danos, mas sempre dentro do prazo legal previsto para o efeito.

Os prazos legais para reclamação em Portugal são os seguintes:

  • Encomendas postais: imediatamente após a receção das mercadorias;
  • Caminho-de-ferro: até 7 dias após a receção das mercadorias;
  • Rodoviário: até 7 dias após a receção das mercadorias;
  • Marítimo: até 5 dias após a receção das mercadorias;
  • Aéreo: até 7 dias após a receção das mercadorias.

Relativamente a carregamentos de ou para países fora de Portugal, os prazos de prescrição das reclamações são os constantes na Lei ou nas convenções internacionais, que regulam os diversos meios de transporte internacional:

– Convenção Bruxelas (transporte Marítimo): Se as perdas e danos não são aparentes, até 3 dias a contar da data de entrega;

– Convenção CMR (transporte por Estrada): Se as perdas ou danos não são aparentes, até 7 dias a contar da data da entrega;

– Convenção CIM (transporte por Cam.Ferro): Se as perdas ou danos não são aparentes, até 7 dias a contar da data da entrega;

– Convenção de Varsóvia (transporte Aéreo): Se as perdas ou danos não são aparentes, até 7 dias a contar da data da entrega;

Nos casos de carregamentos em veículos próprios, o motorista e seu acompanhante, terão de apresentar, no mais curto espaço de tempo, um relatório escrito onde mencionem as causas, extensão e tipo de perda ou dano. Se existirem terceiros responsáveis, estes deverão ser responsabilizados por escrito. Sempre que possível, obter testemunhas do acidente e notificar as autoridades policiais. No caso de perda total ou desaparecimento terão de ser efetuados inquéritos e diligências sobre o paradeiro das mercadorias.

3. É dever dos Segurados ou seus agentes ou representantes:

a) Tomar todas as medidas que estejam ao seu alcance para evitar ou diminuir os prejuízos;

b) Promover a guarda, segurança e conservação dos bens avariados ou dos salvados;

c) Adotar todas as providências para que não se perca o direito de recobro contra terceiros responsáveis, tal como atrás se estabelece.

4. Documentação a apresentar à Seguradora:

a) Original da Apólice ou do Certificado de Seguro;

b) Relatório de Vistoria emitido pelo Comissário de Avarias;

c) Original da fatura comercial, nota de pesos e packing list (lista de embalagem);

d) Original do documento de transporte (conhecimento de embarque, carta de porte, CMR, guia de transporte, etc.);

e) Cópia da carta a responsabilizar os transportadores ou outros terceiros responsáveis pelos prejuízos ocorridos e original da respetiva resposta, tal como estabelecido no ponto 2.

f) Nos casos de carregamentos em veículos próprios:

  • Relatório do motorista
  • Relatórios das autoridades policiais e das entidades responsáveis pelos parques;
  • Guia de transporte;
  • Cópias das faturas.

g) Outros documentos que a Seguradora entenda necessários para a perfeita gestão do processo de sinistro.

O nosso Seguro de Transporte garante as mercadorias durante o seu transporte nas suas viaturas, efetuado segundo as normas e legislação em vigor, em Portugal Continental

1. Riscos cobertos no Seguro de Transporte

1.1 Em complemento dos riscos referidos no artigo 2o das Condições Gerais desta Apólice que forem aplicáveis, ficam ainda cobertos pela presente cláusula mais os seguintes:
– Incêndio, incluindo acção do calor, fumo ou vapor resultantes imediatamente de incêndio, bem como os efeitos dos meios empregados para o extinguir ou combater;
– Queda de raio e explosão (com exclusão absoluta de bombas ou outros engenhos explosivos);
– Capotamento do veículo transportador, entendendo-se como tal o acidente em que o veículo perca a sua posição normal;
– Choque ou colisão entre veículo transportador e outro veículo ou obstáculo; – Descarrilamento;
– Abatimento de pontes, túneis ou outras obras de engenharia;
– Aluimento de terras.

1.2 Serão também indemnizadas as despesas de salvamento bem como as despesas extraordinárias de descarga, armazenamento, carga e reexpedição que forem necessárias para evitar ou atenuar um prejuízo que resulte de acidente coberto por esta Apólice, desde que legalmente tais despesas não constituam encargo da entidade transportadora.

1.3 Em caso de transporte por avião, ficam também garantidas as Perdas e Danos sofridos pelos objectos Seguros em consequência de acidentes ocorridos durante as operações de descolagem, aterragem ou amaragem (forçada ou não).

2. Riscos excluídos

Não estão cobertos por esta Apólice os prejuízos sofridos pelos objectos Seguros quando se prove que o Sinistro de que resultaram ocorreu por excesso de carga ou deficiência de estiva da responsabilidade do Segurado.

3. Vigência

3.1 O Seguro tem o seu início no momento da entrega dos objectos Seguros a um agente transitário ou à entidade a quem é confiado o seu transporte, mantém-se em vigor durante o curso normal da viagem segura e termina com a entrega ao recebedor no local de destino convencionado na Apólice.
3.2 As estadias no decurso da viagem, necessárias para o cumprimento de formalidades oficiais (alfandegárias ou outras), ficam cobertas desde que os objectos Seguros se mantenham sob a vigilância da entidade transportadora e desde que aquelas não excedam o período de quinze dias.
3.3 Igualmente ficam abrangidas as permanências nos armazéns dos transitários e transportadores, entrepostos, terminais e estações de partida ou de destino, desde que não ultrapassem o mesmo período de quinze dias.
3.4 Os prazos referidos nos n.o 3.2 e 3.3 poderão ser excedidos desde que esse facto tenha sido previamente acordado pelas Seguradoras e pago o Prémio adicional que for estipulado.

4. Sinistros

Em caso de avaria, e sem prejuízo da vistoria a realizar pela entidade indicada na Apólice ou certificado de Seguro, o destinatário deve apresentar imediata reclamação à entidade transportadora, mas sempre dentro dos prazos estabelecidos nos regulamentos aplicáveis ou disposições contratuais desta, não devendo receber os objectos danificados enquanto esse facto não for devidamente certificado num documento escrito assinado pelo representante dessa entidade, documento que é indispensável para a apresentação de qualquer reclamação ao abrigo desta Apólice. O não cumprimento destas disposições isenta a Seguradora de qualquer responsabilidade em caso de Sinistro.

In the event of a claim for loss or damage to any part or parts of the interest insured in consequence of a peril covered by the Policy the amount recoverable hereunder shall not exceed such proportion of the cost of replacement of the part or parts lost or damage as the Insured Value bears to the value of a new machine plus additional charges for forwarding and refitting the new part or parts if incurred.
Provided always that in no case shall liability of the Underwriters exceed the Insured value of the complete article.

CLÁUSULA DE EXCLUSÃO DE CONTAMINAÇÃO RADIOACTIVA, DE ARMAS QUÍMICAS, BIOLÓGICAS, BIOQUÍMICAS E ELECTROMAGNÉTICAS

Esta cláusula sobrepor-se-á e anulará toda e qualquer estipulação em contrário contida neste Seguro.

1. Em caso algum este Seguro cobre perda, dano, responsabilidade ou despesa directa ou indirectamente causado por ou com a contribuição de ou resultante de
1.1 Radiações ionizantes ou contaminação por radioactividade resultantes de qualquer combustível nuclear ou de qualquer desperdício nuclear ou da combustão de combustível nuclear;
1.2 Propriedades radioactivas, tóxicas, explosivas ou de outras propriedades perigosas ou contaminantes de quaisquer instalações nucleares, reactores ou outras unidades nucleares ou componentes nucleares dos mesmos;
1.3 Qualquer arma ou dispositivo que empregue fissão e/ou fusão nuclear ou atómica ou outra reacção idêntica, força ou substância radioactiva;
1.4 Propriedades radioactivas, tóxicas, explosivas ou de outras propriedades perigosas ou contaminantes de qualquer substância radioactiva;
A exclusão desta subcláusula não abrange isótopos radioactivos, à excepção de combustível nuclear, quando esses isótopos são preparados, transportados, armazenados ou utilizados para fins comerciais, agrícolas, médicos, científicos ou outros fins pacíficos análogos.
1.5 Qualquer arma química, biológica, bioquímica ou electromagnética.

Todas as informações aqui presentes não dispensam a consulta de informação pré-contratual e contratual legalmente exigida. Para mais informações sobre o Seguro de Transporte, fale com o o seu gestor.

Somos um agende registado na ASF para os ramos Vida e Não Vida. Pode consultar aqui